Planejamento da próxima safra de soja começa agora: veja como otimizar o manejo fitossanitário

Na maior parte do país, a safra de soja 2025/26 avança em ritmo acelerado, e os produtores concentram seus esforços para garantir os melhores resultados ao final do ciclo. Contudo, este também é um momento estratégico para antecipar ações e minimizar problemas que possam surgir na próxima safra. “O planejamento da próxima safra começa nesta”, resume Neucimara Ribeiro, fitopatologista da GDM Seeds.

Não existe planejamento fitossanitário sem a compreensão do histórico da área, algo indispensável para o agricultor e para seu assistente técnico de confiança. Apenas com base no histórico, é possível entender quais são os problemas recorrentes daquela região, propriedade ou até mesmo de talhões específicos, e quais ações já foram adotadas em safras anteriores.

— O ponto de partida é o produtor conhecer bem sua área e entender o histórico de doenças da sua região. E com base nessas informações, procurar as variedades adequadas para sua realidade — cita a fitopatologista.

Apesar de ser essencial compreender esse histórico, cada safra é única e as condições climáticas do ano exercem forte influência sobre o rumo da safra.

— Anos mais secos vão predispor a ocorrência de doenças como oídio e macrofomina, por exemplo. Já anos mais chuvosos podem acarretar ferrugem-asiática, phytophthora e pythium — menciona.

[H2] Monitoramento da área contribui para um manejo mais eficiente e barato

O monitoramento contínuo da lavoura de soja é determinante para o sucesso da safra. Mesmo com um planejamento bem definido, as condições da área podem mudar rapidamente e somente visitas frequentes ao campo permitem uma melhor identificação de sinais iniciais de estresses bióticos e abióticos.

A detecção precoce de doenças, assim como de pragas e outras deficiências da planta, permite que o produtor aumente a eficiência no manejo, otimizando custos e evitando prejuízos à produtividade e qualidade do grão.

— O monitoramento é fundamental até pelo ponto de vista econômico: se o agricultor gastasse mais tempo monitorando a lavoura, penso que as aplicações seriam mais assertivas — ressalta Neucimara.

Vale destacar que quanto maior a área daquela propriedade, mais desafiador é realizar o monitoramento da lavoura. Por isso, em situações como essas, os produtores tendem a calendarizar aplicações com produtos químicos.

[H2] Planejamento antecipado ajuda a otimizar manejo fitossanitário

Com base no histórico da área e no monitoramento realizado na lavoura, o produtor já tem condições para visualizar todos os possíveis problemas que estão ocorrendo e começar a antecipar o planejamento da próxima safra.

Se o diagnóstico do problema requer coletas de solo para análise, como no caso de nematoides, é recomendado que o produtor não adie esse processo e possa agir o mais cedo possível.

— O momento de fazer coletas é durante a safra, para que o agricultor possa entender que espécies estão presentes na área, em qual nível populacional e que ele consiga se organizar para, caso necessário, fazer alguma cultura na entressafra visando reduzir essa população — aponta.

Outra importante decisão que pode ser tomada com base nos rumos desta safra é a de qual cultivar plantar na próxima.

— São várias ações que garantem o sucesso no controle fitossanitário. Não somente a cultivar e o que ela entrega em relação à resistência e tolerância, mas também os tratos culturais e como eu vou posicioná-la no campo. Todo o contexto desse manejo é trabalhado na hora do planejamento — destaca Marcela Schiochet, gerente de produção de sementes da Cotrijal.

Assista ao videocast da DONMARIO sobre pragas, doenças e plantas daninhas e aprofunde suas estratégias de manejo fitossanitário.

Por fim, a construção de uma safra ainda mais produtiva começa bem antes da semeadura. Ao unir o histórico da área, monitoramento constante e decisões planejadas com antecedência, o produtor tem a oportunidade de se antecipar aos desafios, ajustar estratégias com maior precisão e reduzir os riscos ao longo do próximo ciclo.

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar