Novas cultivares de soja DONMARIO: genética de excelência para a alta performance do seu campo
A DONMARIO lançará, em breve, suas novas cultivares de soja para a safra 2025/26, desenvolvidas para criar ainda mais possibilidades de potencial produtivo em cada talhão, unindo ciência, conhecimento e muita tecnologia.
Ao todo, serão 4 novas variedades de cultivares de soja, cada uma obtida a partir de 30 mil linhagens experimentais. A DONMARIO investiu em 2 milhões de avaliações sanitárias para incorporar resistência às doenças de soja, além de utilizar genética de ponta e contar com profissionais altamente qualificados.
Confira a seguir as principais características das novas cultivares de soja e depoimentos de especialistas da empresa.
Principais diferenciais das novas cultivares de soja
As novas cultivares de soja, sendo 3 para o Cerrado e 1 para o Sul, foram projetadas para superar as expectativas com recomendações de manejo específicas para cada região, oferecendo uma performance única graças a uma série de benefícios.
De acordo com Nizio Fernando Giasson, Gerente de Pesquisa de Soja Brasil da GDM, o objetivo foi selecionar cultivares que complementem o portfólio da marca, entregando um pacote de opções que possam contemplar todas as situações nas propriedades dos agricultores brasileiros.
“Serão 4 novas variedades que entregarão opções de plantio antecipado, ciclo precoce e sanidade, sem esquecer os pacotes de proteção biotecnológica e, claro, variedades com alto potencial de rendimento”, comenta.
Abaixo estão listados os principais diferenciais de cada uma das novas cultivares de soja:
Para o Cerrado:
- DM641X65 RSF I2X: Oferece excelente precocidade e adaptação para a microrregião 303.
- DM70IX70 RSF I2X: Possui tecnologia avançada para antecipar a 2ª safra, além de proteção contra cisto e tolerância a sulfonilureias STS.
- DM79K80 RSF CE: Oferece manejo fácil, defesa contra cisto e arquitetura de planta excepcional.
Para o Sul:
- DM59IX61 RSF I2X: Ideal para ambientes com alta tecnologia, promove ampla região de adaptação com uniformidade de maturação.
A busca contínua por alto potencial produtivo
O Gerente de Desenvolvimento da GDM, Marcos Longaretti, reforça a busca da DONMARIO pela genética de excelência para ampliar opções e oferecer alto potencial produtivo em cultivares de soja.
“Ao desenvolver novos materiais, nosso foco está em compreender as reais necessidades dos produtores no campo, integrando genética avançada, práticas de manejo eficientes e alta qualidade, oferecendo soluções únicas que atendam às suas demandas a campo”, afirma.
Estudo afinco sobre cada região
Bruno Rafael Rocha Parreira, Gerente de Desenvolvimento Brasil Soja da GDM, detalha como funciona esse processo. “Temos uma ampla rede própria de ensaios com mais de 180 localidades que representam as principais regiões produtoras de soja do país. Além disso, contamos com uma equipe técnica altamente capacitada, responsável pela implantação, manejo e coleta de dados em todas essas localidades”, ressalta.
O gerente acrescenta o cuidado que a DONMARIO tem em distribuir essa rede de forma a gerar dados representativos em todas as janelas de semeadura, níveis diversos de fertilidade, texturas de solo, climas e ambientes distintos.
“Também consideramos outras características intrínsecas de cada região, como a presença de nematoides, plantas daninhas e doenças específicas, ou qualquer outro fator relevante. Além disso, mantemos um contato próximo com nossos parceiros agricultores, para que possamos constantemente ajustar nossas linhas de trabalho a cada uma de suas demandas. Dessa forma, continuamos a disponibilizar sempre ótimos produtos para todas as regiões”, destaca.
Quer saber mais sobre as novas cultivares de soja DONMARIO? Clique aqui e receba tudo em primeira mão.