Herbicidas pré-emergentes no combate às plantas daninhas

 em Manejo

Os herbicidas pré-emergentes, também conhecidos como herbicidas residuais no solo, são produtos seletivos à cultura de interesse e devem ser aplicados antes da emergência das plantas daninhas alvo. Seu período de persistência no solo varia de acordo com cada produto utilizado. Além de controlar o banco de sementes das plantas daninhas, na camada superficial do solo, também minimizam o fluxo de germinação/emergência das infestantes na cultura de interesse.

O uso desses produtos é uma alternativa para diminuirmos a pressão de seleção de plantas resistentes pelas aplicações em pós-emergência, pois conseguimos rotacionar mecanismos de ação. De acordo com a HRAC-BR (Associação Brasileira de Ação a Resistência de Plantas Daninhas aos Herbicidas), hoje em dia, temos 50 casos registrados de resistência de plantas daninhas aos herbicidas no Brasil, sendo os mais comuns a Buva (Conyza Spp), Capim-amargoso (Digitária insuláris), Capim-pé-de-galinha (Eleusine indica), Caruru (Amaranthus  palmeri) e Azevém ( Lolium multiflorum L.).

Os pré-emergentes podem atuar de duas diferentes formas quanto à seletividade para as culturas: por meio da alta capacidade de metabolização do herbicida pela cultura de interesse – que consegue eliminar as toxinas e outras substâncias sem causar injuria para a planta –  ou pela seletividade que se dá por posição no solo, ou seja, o herbicida aplicado deve ficar em camada superior de onde serão depositadas as sementes da cultura.

A absorção do herbicida pelas daninhas ocorre principalmente a partir do crescimento radicular das plantas após o início do processo de germinação. O herbicida pode ser absorvido também por outras partes como o epicótilo ou hipocótilo das plantas daninhas.

 

 

Uso de herbicidas pré-emergentes

Estima-se que apenas 14% a 18% dos produtores brasileiros de soja utilizam os pré-emergentes no manejo de suas lavouras.

Na cultura da soja, a utilização desses produtos foi drasticamente reduzida com a chegada da tecnologia RR (Roundup Ready). Atualmente, essa forma de controle tem sido resgatada em função do aumento do número de casos de plantas daninhas resistentes a herbicidas no Brasil.

O manejo na entressafra tem grande importância no sistema de produção agrícola, pois, nesse período, temos um maior número de ferramentas disponíveis para o manejo das plantas indesejáveis como, por exemplo, o uso de herbicidas com diversos mecanismos de ação, dentre eles os pré-emergentes.

Quais as principais vantagens do uso de herbicidas pré-emergentes?

– Reduzem o banco de sementes do solo;

– Diminuem a germinação e emergência das plântulas daninhas na lavoura;

– Evitam perdas de produtividade na matocompetição inicial, possibilitando o manejo de forma mais eficiente em pós-emergência da cultura;

– Possibilitam que a cultura de interesse se desenvolva à frente da planta daninha;

– Intervêm em plantas daninhas em estágios iniciais;

– Reduzem o número de aplicações;

– Proporcionam a rotação dos mecanismos de ação.

 

Um manejo eficiente reduz a incidência de plantas daninhas na cultura, impedindo uma competição por luz, água e nutrientes. Outro benefícios, como facilitar a operação de colheita e minimizar perdas de grãos, estão associados ao uso de herbicidas pré-emergentes, uma vez que as plantas daninhas são hospedeiras de pragas e doenças que podem aumentar o percentual de impurezas no momento da classificação e da comercialização.

Quando aplicar e quais os cuidados necessários?

A aplicação dos defensivos no solo deve ser feita na pré-semeadura ou na forma de plante e aplique, antes que ocorra a emergência das plantas daninhas.

Esses herbicidas são mais técnicos quando comparados aos pós-emergentes e exigem maior conhecimento para o uso adequado. Devemos nos atentar para os seguintes pontos:

– Escolher produtos seletivos à cultura em questão;

– Observar o período residual para que não afete a próxima cultura;

– Verificar a umidade do solo;

– Verificar a presença ou não de palhada no solo;

– Verificar o pH do solo;

– Utilizar a dose correta do produto;

– Verificar o teor de argila e textura do solo;

– Conhecer o histórico de plantas daninhas e banco de sementes presentes na área.

Para obter sucesso, a questão meteorológica será de extrema importância, pois, com água no solo, o produto fica solubilizado e disponível na solução para agir nas sementes e no processo de germinação/emergências das plantas daninhas. Além disso, é preciso de água disponível no solo para minimizar e eliminar o efeito residual indesejável (carry over) que pode afetar as culturas subsequentes.

Residual no solo

O residual do produto no solo vai depender do tempo de persistência e características físico-químicas do herbicida. Alguns processos podem afetar esse tempo, como: decomposição química e microbiana, fotodecomposição, volatilização, absorção e lixiviação.

Algumas opções de herbicidas pré-emergentes

Temos várias opções de produtos residuais ou pré-emergentes disponíveis para a cultura da soja, alguns amplamente utilizados em todo o Brasil e outros mais específicos por regiões.

Alguns exemplos:

– Diclosulam: Possui ação residual para o controle de banco de sementes de plantas infestantes, recomendado para o manejo pré-semeadura da cultura da soja. Este herbicida pré-emergente possui uma boa eficiência no controle de plantas de folhas largas e algumas gramíneas. Para se obter uma boa eficiência na aplicação deste herbicida, é necessário umidade no solo no momento da aplicação.

– Flumioxazin: Possui efeito residual no solo para controle de plantas daninhas. Seu uso é recomendado nas primeiras aplicações do manejo outonal ou no sistema de aplique e plante da soja. Possui um bom controle de plantas como a Buva e o Capim-Colchão.

– S-metalaclor: É um herbicida residual, recomendado no sistema de pré-semeadura de várias culturas, inclusive a de soja. Possui espectro de controle de monocotiledôneas e eudicotiledôneas, apresentando boa eficiência de controle sobre o Capim-amargoso e Capim-pé-de-galinha.

– Trifluralina: Usado desde a década de 1970 para o controle de plantas daninhas eudicotiledôneas e monocotiledôneas na cultura de soja na forma de pré-plantio incorporado (PPI). Hoje em dia, possui formulações diferentes que facilitam a utilização para aplicações pré-plantio. Possui boa eficiência sobre plantas daninhas de folhas estreitas e folhas largas, como Capim-pé-de-galinha, Capim-amargoso e Caruru. Para sua eficiência, a utilização deste produto requer cuidado e deve ser aplicado em solo úmido e livre de torrões. O excesso de palhada no solo e grandes períodos de seca diminuem muito o seu efeito.

 

Podemos concluir que os herbicidas pré-emergentes são uma ferramenta de grande valor no manejo de plantas daninhas. Eles evitam a matocompetição inicial e proporcionam maior flexibilidade de controle das aplicações pós-emergência.

O uso destes herbicidas deve fazer parte do manejo integrado de plantas daninhas que utiliza métodos de controle preventivo, cultural, químico e mecânico.  É importante que os agricultores, juntamente com sua consultoria técnica, analisem cada caso individualmente antes da escolha dos produtos, doses e estádios de aplicação para garantir maior eficiência.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

A cultura da soja está sujeita ao ataque de pragas, para que não afete a produção deve-se identificar as principais lagartas da soja.