“Precocidade com produtividade é o que mais me agradou”, afirma agricultor do MT
Paulo Sérgio Lucianetti, de Itiquira, utilizou a cultivar DM80i79 IPRO e destaca o potencial genético da cultivar
A genética DONMARIO têm trazido excelentes resultados nas regiões sojícolas do país. Em Itiquira, no Mato Grosso, o produtor Paulo Sérgio Lucianetti plantou a cultivar DM80i79 IPRO, lançamento da empresa na última safra, em uma área de ensaio. Com grupo de maturação de 8.0, a cultivar DM80i79 IPRO tem alto potencial produtivo e ampla região de adaptação, além de elevado peso de mil grãos (PMG) com 184g, podendo variar em função das condições edafoclimáticas.
O agricultor mato grossense realizou um trabalho diferenciado em sua lavoura, alinhando tecnologia e informação à sua produtividade, preceitos da Agricultura de Precisão. Ele conheceu a DONMARIO na safra anterior, 2017/2018, por meio de indicações, e diz ter se surpreendido com o potencial genético das cultivares.
Resultados
Sobre os resultados que obteve com a cultivar que usou nesta safra, Paulo conta que notou atributos bastante significativos. “Este ano plantamos a DM80i79 IPRO, e já notei nela duas características muito interessantes: enraizamento muito agressivo e sanidade. Dentro das características que a gente busca no material, ela tem quase tudo: arquitetura muito moderna, um enraizamento agressivo, ela facilita o manejo para praga e doença e, aparentemente, possui um potencial produtivo muito alto”, explica.
O produtor relata ainda que, normalmente, devido à escolha por um material muito precoce, os sojicultores têm de abrir mão do rendimento, por se tratar de um ciclo muito rápido. Segundo ele, a DONMARIO resolveu essa questão. “Precocidade com produtividade é o que mais me agradou na DONMARIO. É a dinâmica da genética, né? Aparentemente um grupo que não vai deixar se tornar obsoleto algum material, que é o mais importante”, ressalta. Paulo colheu 84 sc/ha em uma área de 17 hectares!
Desafios da produção
Para Paulo, os avanços em genética e no acesso à informação facilitaram o trabalho do produtor. “A genética está evoluindo muito rápido, aquilo que a gente sempre quis: uma certa rusticidade, produtividade e precocidade nos materiais de soja. Algumas empresas saem sempre na frente, como é o caso da DONMARIO”, complementa.
Filho de produtor, ele compara o cenário atual com o de anos atrás, no início da atividade rural na região. “Meu pai veio para cá (Itiquira/ MT) em 1975. Era tudo fechado, tudo cerrado e, de lá para cá, começou a história de produtor rural. A dinâmica hoje é diferente, a informação chega muito rápido. Os problemas chegam também, porém, as soluções vêm na mesma velocidade”, afirma.
Em relação aos desafios enfrentados na cultura da soja, o produtor é otimista e destaca a importância da cooperação no setor. “Problemas existem e vão existir sempre, estão aí pra ser superados. Por isso, é importantíssimo a parceria entre produtores, multiplicadores e as empresas. Se não existir parceria provavelmente não tem sucesso, persistência. E produtor tem que ter persistência”, enfatiza.
Paulo fala ainda a respeito da função do agricultor e do empenho necessário para alcançar bons rendimentos. “A gente vem tentando, ano a ano, atingir os objetivos e eles são cada vez mais extremos. É a luta do dia a dia de todo produtor”, conclui.
Saiba mais sobre a cultivar DM80i79 IPRO:
CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS
- Grupo de maturação: 8.0
- Porte: Alto
- Resistência ao acamamento: Mod. Resistente
- Potência de ramificação: Médio
- Exigência a fertilidade: 80%
DESCRIÇÃO DA CULTIVAR
- Hábito de crescimento: Indeterminado
- Cor de hilo: Marrom Claro
- Cor de flor: Roxa
- Pubescência: Cinza
PACOTE SANITÁRIO
- Cancro da Haste: Resistente
- Mancha Olho-de-Rã: Resistente
- Pústula Bacteriana: Resistente
Confira abaixo o depoimento do produtor Paulo na íntegra e entenda por que a paixão pela agricultura move a economia brasileira.
“Meu pai veio para cá (Itiquira/MT) em 1975. Era tudo fechado, tudo cerrado, e de lá pra cá começou a história de produtor rural. A dinâmica hoje é diferente, a informação chega muito rápido. Os problemas chegam também, porém, as soluções vêm na mesma velocidade. A genética está evoluindo muito rápido, aquilo que a gente sempre quis: uma certa rusticidade, produtividade e precocidade nos materiais de soja. Algumas empresas saem sempre na frente, como é o caso da DONMARIO.
Este ano plantamos a DM80i79 IPRO, e já notei nela duas características muito interessantes: enraizamento muito agressivo e sanidade. Dentro das características que a gente busca no material, ela tem quase tudo: arquitetura muito moderna, um enraizamento agressivo, ela facilita manejo para praga e doença e, aparentemente, possui um potencial produtivo muito alto. Normalmente, quando você optava por um material muito precoce, você abria mão do rendimento, porque era um ciclo muito rápido. Então a DONMARIO resolveu essa questão. Precocidade com produtividade é o que mais me agradou na DONMARIO. É a dinâmica da genética né? Aparentemente um grupo que não vai deixar se tornar obsoleto algum material, que é o mais importante.
Problemas existem e vão existir sempre, estão aí pra ser superados. Por isso, é importantíssimo a parceria entre produtores, multiplicadores e as empresas. Se não existir parceria provavelmente não tem sucesso, persistência. E produtor tem que ter persistência. A gente vem tentando, ano a ano, atingir os objetivos e eles são cada vez mais extremos. É a luta do dia a dia de todo produtor.”
E você, produtor? Utilizou cultivares DONMARIO nesta safra ou pretende utilizar na próxima? Compartilhe conosco seus resultados ou dúvidas nos comentários!