“Precocidade com produtividade é o que mais me agradou”, afirma agricultor do MT

 em Palavra do Agrônomo

Paulo Sérgio Lucianetti, de Itiquira, utilizou a cultivar DM80i79 IPRO e destaca o potencial genético da cultivar

A genética DONMARIO têm trazido excelentes resultados nas regiões sojícolas do país. Em Itiquira, no Mato Grosso, o produtor Paulo Sérgio Lucianetti plantou a cultivar DM80i79 IPRO, lançamento da empresa na última safra, em uma área de ensaio. Com grupo de maturação de 8.0, a cultivar DM80i79 IPRO tem alto potencial produtivo e ampla região de adaptação, além de elevado peso de mil grãos (PMG) com 184g, podendo variar em função das  condições edafoclimáticas.

O agricultor mato grossense realizou um trabalho diferenciado em sua lavoura, alinhando tecnologia e informação à sua produtividade, preceitos da Agricultura de Precisão. Ele conheceu a DONMARIO na safra anterior, 2017/2018, por meio de indicações, e diz ter se surpreendido com o potencial genético das cultivares.

Resultados

Sobre os resultados que obteve com a cultivar que usou nesta safra, Paulo conta que notou atributos bastante significativos. “Este ano plantamos a DM80i79 IPRO, e já notei nela duas características muito interessantes: enraizamento muito agressivo e sanidade. Dentro das características que a gente busca no material, ela tem quase tudo: arquitetura muito moderna, um enraizamento agressivo, ela facilita o manejo para praga e doença e, aparentemente, possui um potencial produtivo muito alto”, explica.

O produtor relata ainda que, normalmente, devido à escolha por um material muito precoce, os sojicultores têm de abrir mão do rendimento, por se tratar de um ciclo muito rápido. Segundo ele, a DONMARIO resolveu essa questão. “Precocidade com produtividade é o que mais me agradou na DONMARIO. É a dinâmica da genética, né?  Aparentemente um grupo que não vai deixar se tornar obsoleto algum material, que é o mais importante”, ressalta. Paulo colheu 84 sc/ha em uma área de 17 hectares!

Desafios da produção

Para Paulo, os avanços em genética e no acesso à informação facilitaram o trabalho do produtor. “A genética está evoluindo muito rápido, aquilo que a gente sempre quis: uma certa rusticidade, produtividade e precocidade nos materiais de soja. Algumas empresas saem sempre na frente, como é o caso da DONMARIO”, complementa.

Filho de produtor, ele compara o cenário atual com o de anos atrás, no início da atividade rural na região. “Meu pai veio para cá (Itiquira/ MT) em 1975. Era tudo fechado, tudo cerrado e, de lá para cá, começou a história de produtor rural. A dinâmica hoje é diferente, a informação chega muito rápido. Os problemas chegam também, porém, as soluções vêm na mesma velocidade”, afirma.

Em relação aos desafios enfrentados na cultura da soja, o produtor é otimista e destaca a importância da cooperação no setor. “Problemas existem e vão existir sempre, estão aí pra ser superados. Por isso, é importantíssimo a parceria entre produtores, multiplicadores e as empresas. Se não existir parceria  provavelmente não tem sucesso, persistência. E produtor tem que ter persistência”, enfatiza.

Paulo fala ainda a respeito da função do agricultor e do empenho necessário para alcançar bons rendimentos. “A gente vem tentando, ano a ano, atingir os objetivos e eles são cada vez mais extremos. É a luta do dia a dia de todo produtor”, conclui.

Saiba mais sobre a cultivar DM80i79 IPRO:

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

  • Grupo de maturação: 8.0
  • Porte: Alto
  • Resistência ao acamamento: Mod. Resistente
  • Potência de ramificação: Médio
  • Exigência a fertilidade: 80%

DESCRIÇÃO DA CULTIVAR

  • Hábito de crescimento: Indeterminado
  • Cor de hilo: Marrom Claro
  • Cor de flor: Roxa
  • Pubescência: Cinza

PACOTE SANITÁRIO

  • Cancro da Haste: Resistente
  • Mancha Olho-de-Rã: Resistente
  • Pústula Bacteriana: Resistente

Confira abaixo o depoimento do produtor Paulo na íntegra e entenda por que a paixão pela agricultura move a economia brasileira.

“Meu pai veio para cá (Itiquira/MT) em 1975. Era tudo fechado, tudo cerrado, e de lá pra cá começou a história de produtor rural. A dinâmica hoje é diferente, a informação chega muito rápido. Os problemas chegam também, porém, as soluções vêm na mesma velocidade. A genética está evoluindo muito rápido, aquilo que a gente sempre quis: uma certa rusticidade, produtividade e precocidade nos materiais de soja. Algumas empresas saem sempre na frente, como é o caso da DONMARIO.

Este ano plantamos a DM80i79 IPRO, e já notei nela duas características muito interessantes: enraizamento muito agressivo e sanidade. Dentro das características que a gente busca no material, ela tem quase tudo: arquitetura muito moderna, um enraizamento agressivo, ela facilita manejo para praga e doença e, aparentemente, possui um potencial produtivo muito alto. Normalmente, quando você optava por um material muito precoce, você abria mão do rendimento, porque era um ciclo muito rápido. Então a DONMARIO resolveu essa questão. Precocidade com produtividade é o que mais me agradou na DONMARIO. É a dinâmica da genética né?  Aparentemente um grupo que não vai deixar se tornar obsoleto algum material, que é o mais importante.

Problemas existem e vão existir sempre, estão aí pra ser superados. Por isso, é importantíssimo a parceria entre produtores, multiplicadores e as empresas. Se não existir parceria  provavelmente não tem sucesso, persistência. E produtor tem que ter persistência. A gente vem tentando, ano a ano, atingir os objetivos e eles são cada vez mais extremos. É a luta do dia a dia de todo produtor.”

E você, produtor? Utilizou cultivares DONMARIO nesta safra ou pretende utilizar na próxima? Compartilhe conosco seus resultados ou dúvidas nos comentários!

Leia mais: Qual a importância da cultivar correta no seu sistema de produção?

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

ferrugem asiáticacultivar DM68i69 IPRO