Qual a importância da cultivar correta no seu sistema de produção?
A escolha da cultivar adequada é uma das decisões mais importantes para o produtor; entenda os fatores que devem ser considerados na hora de decidir
A produtividade de uma lavoura de soja depende de diversos fatores. Entre eles, a escolha da cultivar certa para cada sistema de produção, região do país e outras especificidades, é fundamental. A cultura de soja – assim como qualquer outro tipo de cultivo -, demanda inúmeros cuidados para que o produtor obtenha excelência na colheita.
Existem no mercado centenas de opções de cultivares, de diferentes grupos e tecnologias. Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estimam que grande parte do rendimento da lavoura se deve à cultivar plantada. Sistemas produtivos diversificados, aliados ao uso da tecnologia, entre outros fatores, como o manejo correto por parte do produtor, impulsionam o rendimento das lavouras. A soja é uma cultura de verão, logo, são necessárias temperaturas adequadas e chuvas regulares para que o desenvolvimento seja saudável. As características edafoclimáticas, que compreendem os fatores do meio, como altitude, solo, vento, precipitação pluvial, entre outros, são determinantes na escolha da cultivar. Além disso, a utilização de sementes de qualidade, que sejam certificadas, deve ser uma preocupação do produtor.
Como escolher
Os aspectos referentes à adaptação da cultivar a determinadas regiões, que incluem as condições edafoclimáticas citadas acima, devem ser pesados com cautela. A produtividade e estabilidade, tolerância a doenças, grupo de maturação, composição e altura do grão e acabamento são características varietais que devem ser ponderadas, seguindo esta ordem de relevância.
Uma avaliação minuciosa deve ser feita, com base em informações originadas de pesquisas, assistência técnica, conhecimento sobre a empresa responsável pela produção das sementes, experiências de produtores regionais e balanços de safras anteriores.
Como os custos de produção são altos, as fontes de pesquisa precisam ser variadas, pois os pontos a serem analisados são múltiplos. Selecionar uma cultivar que tenha sido altamente produtiva e que tenha alcançado estabilidade ao longo dos anos e em diferentes locais é uma boa opção para minimizar os riscos de prejuízo.
As indicações de região são essenciais para a escolha de determinado cultivar ou grupo de cultivares utilizados no seu sistema de produção. Dados a respeito das características agronômicas, descrição da semente, pacote sanitário, populações e data de semeadura de cada variedade são disponibilizados ao produtor, facilitando o processo de seleção de acordo com as áreas de alta adaptabilidade, média adaptabilidade e não recomendadas.
O histórico de pragas doenças ocorridas em determinados locais também é um fator que deve influenciar o produtor na seleção.
Confira o nosso catálogo de cultivares e as recomendações para cada variedade na Região Sul e no Cerrado.
Tipos
As características biotecnológicas agregadas às cultivares são resultado de diversas pesquisas que foram desenvolvidas ao longo das últimas décadas. Realizando alterações genéticas nas sementes, é possível determinar o máximo potencial produtivo de cada cultivar, dadas as características ambientais e de manejo apropriadas.
As principais tecnologias utilizadas nas sementes transgênicas, que conferem melhorias à estrutura do grão, pensando em otimizar sua genética de alto rendimento, são a Roundup Ready (RR) e a Intacta RR2 PROTM (IPRO).
A RR é da primeira geração, resistente ao herbicida glifosato; ao passo que, na segunda geração, a IPRO potencializa a produtividade, oferecendo, além da tolerância ao glifosato, proteção contra as principais lagartas da soja, o que se deve às novas técnicas, ainda mais avançadas de seleção, mapeamento e inserção de genes.
Pensar em todos os prós e contras, baseando-se nas condições climáticas, de solo, custo benefício e produtividade é um grande desafio para o produtor. Por isso, a decisão deve ser tomada meticulosamente, tendo vista o sucesso da colheita.
E você, produtor, já sabe qual cultivar utilizar na sua lavoura? Compartilhe conosco a sua experiência e veja também os resultados de outros produtores pelo Brasil.
Leia mais: Informações e novidades: conheça o novo blog da Donmario