Qual a importância da cultivar correta no seu sistema de produção?

 em Cultivares, Manejo

A escolha da cultivar adequada é uma das decisões mais importantes para o produtor; entenda os fatores que devem ser considerados na hora de decidir

A produtividade de uma lavoura de soja depende de diversos fatores. Entre eles, a escolha da cultivar certa para cada sistema de produção, região do país e outras especificidades, é fundamental. A cultura de soja – assim como qualquer outro tipo de cultivo -, demanda inúmeros cuidados para que o produtor obtenha excelência na colheita.

Existem no mercado centenas de opções de cultivares, de diferentes grupos e tecnologias. Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estimam que grande parte do rendimento da lavoura se deve à cultivar plantada. Sistemas produtivos diversificados, aliados ao uso da tecnologia, entre outros fatores, como o manejo correto por parte do produtor, impulsionam o rendimento das lavouras. A soja é uma cultura de verão, logo, são necessárias temperaturas adequadas e chuvas regulares para que o desenvolvimento seja saudável. As características edafoclimáticas, que compreendem os fatores do meio, como altitude, solo, vento, precipitação pluvial, entre outros, são determinantes na escolha da cultivar. Além disso, a utilização de sementes de qualidade, que sejam certificadas, deve ser uma preocupação do produtor.

 

Como escolher

Os aspectos referentes à adaptação da cultivar a determinadas regiões, que incluem as condições edafoclimáticas citadas acima, devem ser pesados com cautela. A produtividade e estabilidade, tolerância a doenças, grupo de maturação, composição e altura do grão e acabamento são características varietais que devem ser ponderadas, seguindo esta ordem de relevância.

Uma avaliação minuciosa deve ser feita, com base em informações originadas de pesquisas, assistência técnica, conhecimento sobre a empresa responsável pela produção das sementes, experiências de produtores regionais e balanços de safras anteriores.

Como os custos de produção são altos, as fontes de pesquisa precisam ser variadas, pois os pontos a serem analisados são múltiplos. Selecionar uma cultivar que tenha sido altamente produtiva e que tenha alcançado estabilidade ao longo dos anos e em diferentes locais é uma boa opção para minimizar os riscos de prejuízo.

As indicações de região são essenciais para a escolha de determinado cultivar ou grupo de cultivares utilizados no seu sistema de produção. Dados a respeito das características agronômicas, descrição da semente, pacote sanitário, populações e data de semeadura de cada variedade são disponibilizados ao produtor, facilitando o processo de seleção de acordo com as áreas de alta adaptabilidade, média adaptabilidade e não recomendadas.    

O histórico de pragas doenças ocorridas em determinados locais também é um fator que deve influenciar o produtor na seleção.

Confira o nosso catálogo de cultivares e as recomendações para cada variedade na Região Sul e no Cerrado.

Tipos

As características biotecnológicas agregadas às cultivares são resultado de diversas pesquisas que foram desenvolvidas ao longo das últimas décadas. Realizando alterações genéticas nas sementes, é possível determinar o máximo potencial produtivo de cada cultivar, dadas as características ambientais e de manejo apropriadas.

As principais tecnologias utilizadas nas sementes transgênicas, que conferem melhorias à estrutura do grão, pensando em otimizar sua genética de alto rendimento, são a Roundup Ready (RR) e a Intacta RR2 PROTM (IPRO).

A RR é da primeira geração, resistente ao herbicida glifosato; ao passo que, na segunda geração, a IPRO potencializa a produtividade, oferecendo, além da tolerância ao glifosato, proteção contra as principais lagartas da soja, o que se deve às novas técnicas, ainda mais avançadas de seleção, mapeamento e inserção de genes.

Pensar em todos os prós e contras, baseando-se nas condições climáticas, de solo, custo benefício e produtividade é um grande desafio para o produtor. Por isso, a decisão deve ser tomada meticulosamente, tendo vista o sucesso da colheita.

E você, produtor, já sabe qual cultivar utilizar na sua lavoura? Compartilhe conosco a sua experiência e veja também os resultados de outros produtores pelo Brasil.

Leia mais: Informações e novidades: conheça o novo blog da Donmario

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Agricultura de Precisão