Safra de soja: notícias sobre colheita e o mercado geral

A expectativa de produção para a safra de soja 2023/2024 sofreu um recuo de 5% em relação à temporada anterior, segundo o relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de março de 2024. 

Mas, ainda assim, ela é superior a algumas previsões de consultorias privadas e entidades do setor. A consultoria AgResource, por exemplo, previa em 1º de março uma colheita de 143,92 milhões de toneladas. Já a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), em fevereiro, estimava a produção de soja para safra 2023/2024 de soja em 135 milhões de toneladas.

Ao que se deve esses fatores? E como está o cenário nacional e internacional de produção do grão?

Reunimos as principais informações sobre o setor, de acordo com apontamentos feitos até a primeira quinzena de março. Acompanhe com a gente e fique de olho!

Impacto da soja para economia brasileira

Antes de falarmos sobre perspectivas para 2024, é fundamental entender como foi o ano de 2023 para o plantio de soja. 

E o resultado é que ela continua sendo uma das culturas mais importantes da economia brasileira, impulsionando o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em março.

O PIB da agropecuária cresceu 15,1% em 2023, com um total de R$677,6 bilhões, resultando num aumento do PIB brasileiro em 2,9% com relação ao ano anterior. E esse aumento se deu, principalmente, pelas atividades de agricultura, já que várias culturas registraram crescimento de produção no ano de 2023, tendo como destaque a soja em 27,1%, o que é um recorde histórico. 

Por outro lado, no mês de março, alguns levantamentos para 2024 mostram uma pequena redução de produção de grãos de soja com relação ao mesmo período do ano anterior. Mas, ainda assim, são de destaque. 

Conforme apontamento da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), em 12 de março, a exportação de soja do Brasil, no ano de 2024, foi estimada em 13,71 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 900 mil toneladas em comparação à previsão feita na semana anterior. Porém, ainda é menor em 726,9 mil com relação ao total exportado em março de 2023.

Projeções da safra de soja 2023/2024 

De acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), publicadas no 6º levantamento sobre a safra 2023/2024, em 12 de março, a colheita de soja avança por todo o país, principalmente na região Centro-Oeste. No Mato Grosso, o estado mais adiantado, 89,3% da área já foi colhida.Esse é um cenário um pouco mais positivo, após um início não muito favorável devido às condições climáticas no início do ciclo. Estes são os principais resultados obtidos até então:

  • 45.177,9 mil hectares (ha): +2,5% em comparação ao semeado na safra passada.
  • 3.251 kg/ha: – 7,3% em comparação à safra 2022/2023.
  • 146.858,5 mil toneladas: – 5% abaixo da safra anterior.

Exportação e importação

Para a Conab, uma das consequências dessa redução de produção é a redução da estimativa de exportação de 94,16 milhões de toneladas para 92,33 milhões de toneladas de grãos de soja.

Com isso, as estimativas de importações aumentaram de 200 mil toneladas para 800 mil toneladas de soja em grãos.

Colheita de soja 

De acordo com o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras, emitido pela Conab em 11 de março, 55,8% da soja foi colhida no país. 

Conforme apontado pelo órgão, alguns fatores de influência por estado foram estes:

  • No Mato Grosso, as chuvas reduziram o ritmo da colheita e aumentaram a umidade dos grãos, mas ainda dentro dos limites;
  • Já no Rio Grande do Sul, chuvas esporádicas trouxeram um bom desenvolvimento. Porém, a maioria das regiões apresenta incidência de doenças, principalmente da ferrugem asiática, e a colheita iniciou de forma incipiente;
  • No Paraná, as chuvas também foram favoráveis. Elas contribuíram no desenvolvimento das lavouras tardias, mas, em contrapartida, interromperam a colheita daquelas mais avançadas.

Você pode obter mais informações sobre as safras de grãos dos demais estados no Boletim da Safra de Grãos de 12 março, disponível aqui.

Cenário internacional

Em relatório divulgado em março, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) reduziu em 0,6% suas projeções para a safra brasileira 2023/2024, em comparação com o mês passado. Para a entidade, a colheita deve atingir 155 milhões de toneladas.

Porém, o número superou as expectativas de mercado. O órgão também fez um ajuste para as exportações brasileiras, que cresceram 3%, para um recorde de 103 milhões de toneladas.

Quer conferir outros conteúdos como este? Continue acompanhando as principais notícias sobre o setor e aproveite para nos seguir também nas redes sociais!

Leia também:

SOJA: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE SAFRA 

COMO GARANTIR A MELHOR COLHEITA E ARMAZENAMENTO DA SOJA?

 

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar