Cultura da soja: plantabilidade e estabelecimento de lavoura

Para obter uma cultura da soja com alta performance é preciso levar em conta uma série de critérios técnicos. A plantabilidade, bem como o estabelecimento da lavoura, são dois exemplos determinantes.

Diante disso, este artigo se aprofundará nessas duas temáticas para que você se atente a essas etapas estratégicas do seu negócio.

O que é plantabilidade?

A plantabilidade na agricultura se refere à capacidade das sementes serem plantadas de forma adequada no solo, com distribuição uniforme das sementes no sulco de plantio.

Na cultura da soja, assim como em outras culturas, a plantabilidade garante a germinação uniforme e o estande de plantas ideal.

Em suma, ela afeta diretamente o estabelecimento e a uniformidade de plantas e, consequentemente, a produtividade.

Quando os profissionais do campo executam essa etapa com atenção detalhada, isso favorece um desenvolvimento homogêneo, a competição reduzida entre as plantas, bem como a semeadura em condições de solo friável.

Mas, para os agricultores assegurarem uma boa plantabilidade, é necessário, portanto, considerar uma série de fatores.

O especialista Dieyson Fernando Peruzzolo, da DONMARIO, apontou os principais, os quais estão nas linhas a seguir.

Qualidade das sementes

É fundamental que as sementes tenham alta qualidade para garantir uma boa plantabilidade na cultura da soja.

Afinal, elas têm maior capacidade de germinação e estabelecimento do que aquelas de baixa qualidade.

Conheça o portfólio da DONMARIO para o cerrado

Distribuição uniforme

Uma boa plantabilidade também pede distribuição uniforme das sementes. Logo, a regulagem correta da semeadora garante esse espaçamento ideal, assim como a profundidade correta.

Ainda falando sobre equipamentos, é essencial que o produtor verifique o estado geral daqueles utilizados, garantindo que os mesmos estejam executando o processo conforme o planejado.

  • Os mecanismos de distribuição devem ser verificados;
  • A calibração precisa ser avaliada;
  • Por fim, você deve garantir a lubrificação e a manutenção dos equipamentos.

Profundidade e espaçamento das sementes

Ainda falando sobre os critérios para uma boa plantabilidade, a profundidade e o espaçamento das sementes na cultura da soja também são pontos de destaque.

Profundidade 

A profundidade de semeadura as

A profundidade de semeadura assegura uniformidade na emergência das plantas, proporcionando, então, um campo homogêneo.

Isso, em síntese, facilita o manejo durante o desenvolvimento da cultura. O ideal, portanto, é manter uma profundidade padrão em toda a lavoura, variando de 3 a 5 centímetros, adaptando-se às condições locais e do solo.

Estas dicas garantem uma profundidade correta:

  • Avaliação do solo: antes do plantio, os profissionais do campo devem fazer uma avaliação do solo para entender suas características, como textura, umidade e compactação;
  • Aferição em campo: durante o plantio, solicite que os profissionais monitorem constantemente a profundidade das sementes para garantir que estejam colocadas na profundidade correta;
  • Condições climáticas: você deve considerar as condições climáticas locais, como umidade do solo e previsão do tempo, para determinar a profundidade de plantio.

Espaçamento

Finalmente, o espaçamento das sementes na cultura da soja é uma ferramenta estratégica para otimização do manejo e exploração do potencial produtivo das cultivares e talhões.

Nesse sentido, a escolha do espaçamento adotado exerce uma influência direta na condução da lavoura, pois impacta diretamente o acesso das plantas à luz solar, água e nutrientes.

O espaçamento ideal é uma decisão que exige uma análise criteriosa, levando em consideração as particularidades do solo, as possíveis doenças, o grupo de maturação e características fenotípicas das variedades, bem como o potencial de ramificação.

Para a cultura da soja, o espaçamento entre fileiras varia geralmente de 40 a 50 centímetros, mas esse valor pode ser ajustado conforme as necessidades locais e o manejo do solo.

Estabelecimento de lavoura

Assim como a plantabilidade ocupa um lugar determinante no sucesso da cultura da soja, o estabelecimento de lavoura não é diferente.

Trata-se do período em que a cultura da soja é estabelecida. Nele, o processo germinativo das sementes é iniciado por meio da embebição de água, ocasionando a emissão da radícula e emergência.

Como resultado, a camada superficial do solo é rompida utilizando as reservas disponíveis na semente.

Esse processo, enfim, dura em torno de 5 a 10 dias, dependendo das condições climáticas e ambientais.

Condições ambientais para estabelecimento de lavoura na cultura da soja

Segundo Dieyson Fernando Peruzzolo, Field Development Technician da GDM, a temperatura ideal para a cultura da soja varia de 20 °C a 30 °C, com a semeadura realizada preferencialmente em condições próximas a 25 °C.

  • As temperaturas abaixo de 20 °C ou acima de 40 °C devem ser evitadas, medida que é essencial para o processo de germinação.
  • Além disso, é muito importante observar a temperatura e a condição do solo para o processo de semeadura.
  • As precipitações devem ser bem distribuídas, aproximadamente 600 – 800 mm ao longo do ciclo.

Em suma, as grandes preocupações dos agricultores nessa etapa são as secas, chuvas excessivas, temperaturas extremas e prolongadas.

Estratégias como escalonamento de semeadura, cultivares adaptadas e monitoramento climático ajudam a enfrentar esses desafios.

Confira aqui o portfólio da DONMARIO para a região Sul

Manejo pós-plantio

O monitoramento pós-plantio e na pré-emergência da cultura da soja desempenha um papel crucial na proteção contra fatores que podem reduzir drasticamente a produção.

Por exemplo, as plantas daninhas competem por água, luz e nutrientes, enquanto doenças e insetos podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento inicial das plantas.

A negligência desses aspectos pode resultar em perdas irreversíveis, mas, antes que entre na fase de emergência, ainda é possível realizar ações de controle.

As medidas preventivas incluem o vazio sanitário, a rotação de culturas para quebrar o ciclo de patógenos e de plantas hospedeiras para insetos, bem como o uso de plantas de cobertura, que permite o controle natural de plantas fotoblásticas positivas que requerem luz para germinar.

O agricultor pode recorrer a métodos químicos, como inseticidas, herbicidas, fungicidas e produtos biológicos.

Nutrição 

Por fim, para a nutrição da cultura da soja, é primordial que você realize uma adubação equilibrada, sob indicação de análise de solo.

Nesse sentido, existe uma grande variedade e macro e micronutrientes que podem e devem ser utilizados e, a seguir, você poderá conferir alguns exemplos deles.

Quanto à adubação com macronutrientes, destacamos:

  • Nitrogênio (N)
  • Fósforo (P)
  • Potássio (K)

Agora, fazendo referência aos micronutrientes, destacamos:

  • Manganês (Mn)
  • Cobre (Cu)
  • Zinco (Zn)
  • Boro (B)

Mas, é importante ressaltar que você deve monitorar sua lavoura constantemente, para ajustar, sempre que preciso, os nutrientes indisponíveis ou em baixos níveis.

Para concluirmos este artigo, é fundamental que você compreenda que na cultura da soja é essencial adotar tecnologias inovadoras para otimizar a produtividade.

A adubação de taxa variável permite, por exemplo, a aplicação precisa de nutrientes, considerando a variabilidade do solo, resultando no uso eficiente de recursos.

Por outro lado, a aplicação de produtos biológicos, como inoculantes de bactérias fixadoras de nitrogênio, reduz a dependência de fertilizantes químicos.
Por último, a análise de dados multiespectrais, como NDVI, possibilita monitorar a saúde das plantas via satélite, bem como a detecção precoce de adversidades.

Este conteúdo foi produtivo para a sua tomada de decisão? Continue acompanhando nosso blog para conferir outros artigos essenciais para a cultura da soja e do milho.

Leia também:

MANEJO DA SOJA: CUIDADOS ALÉM DO PLANTIO

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar