Manejo da soja: cuidados além do plantio

No último mês, a DONMARIO compartilhou com você a importância do planejamento de safra para obter uma excelente produtividade. Em sequência a esse conteúdo, este artigo traz outros detalhes referentes ao manejo da soja.

Clique aqui para conferir o conteúdo sobre Planejamento de Safra.

O especialista Marcos Longaretti, Coordenador de Desenvolvimento da GDM, na Macrorregião 1 do Brasil, dividiu conosco estas informações. 

De antemão, recomendamos que você aproveite este texto, pois ele será indispensável para os profissionais que trabalham com soja terem a capacidade de aumentar seus resultados!

Manejo de pragas e doenças

Quando o assunto é Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD) relacionado à soja, Marcos comenta que é necessário os profissionais colocarem em prática uma série de estratégias para prevenir, monitorar, controlar e mitigar os danos causados por pragas e doenças em culturas agrícolas. 

Assim, os exemplos disso são:

  • Preservação da Biodiversidade, pois essa técnica favorece o uso de predadores naturais e parasitoides para controlar pragas; 
  • Diminuição da probabilidade de incidência de pragas e doenças;
  • Redução nos custos associados ao uso excessivo de insumos e ao aumento da rentabilidade das culturas.

Portanto, na hora dos profissionais fazerem o manejo da soja, é fundamental terem atenção com esse assunto.

Realize o controle das plantas daninhas

Em sequência, o especialista destaca que é relevante a realização do controle de plantas daninhas para garantir o sucesso da sua safra. 

Segundo Marcos, essa é uma parte fundamental da produção de soja. 

Afinal, as plantas daninhas competem por nutrientes, água e luz solar, reduzindo a produtividade da cultura. 

Ele aponta, portanto, que é fundamental que os agricultores façam esse manejo, pois isso é essencial para maximizar a produtividade e a qualidade dos grãos e para retardar a multiplicação das plantas daninhas menos suscetíveis aos herbicidas. 

Além disso, segundo o coordenador, com certeza fazer um manejo adequado das plantas daninhas diminui a pressão de infestação na safra seguinte.

Em complemento, Marcos aponta ainda que essa prática contribui para a eficiência do uso de recursos agrícolas, como fertilizantes, irrigação e pesticidas, resultando em um sistema de produção mais econômico.

Manejo da soja e o monitoramento climático

Quem trabalha com agricultura sabe o quanto o clima afeta diretamente o antes, durante e o depois de uma produção. 

Nesse sentido, é importante que você realize um excelente monitoramento climático, pois ele desempenha um papel fundamental na produção de soja.

Portanto, quando você acompanha as variáveis climáticas, poderá ter em mãos informações para tomar decisões e otimizar o manejo da soja.

  • O monitoramento climático ajuda os agricultores a identificar os melhores períodos para a semeadura da soja;
  • É uma ferramenta que auxilia no manejo eficiente da irrigação;
  • Esse estudo é aliado no manejo de pragas e doenças.

Por fim, as condições climáticas podem afetar a disponibilidade de nutrientes no solo, por isso o monitoramento climático oferece tempo hábil para os agricultores ajustarem os planos de fertilização segundo as necessidades da cultura, garantindo uma nutrição adequada das plantas e fornecendo, ainda, previsões para o melhor período de colheita.

Chegou a hora de falarmos sobre a colheita

Todos os agricultores sabem a importância de realizar uma colheita de excelência. 

Essa é a etapa final do processo e uma das mais importantes para garantir a qualidade e o rendimento da cultura. 

Nesse sentido, o especialista dividiu conosco os principais pontos a serem observados durante a colheita de soja:

  • Dessecação: a dessecação antecipa a colheita, uniformiza a maturação, contribui no manejo das plantas daninhas e aumenta a qualidade dos grãos. Na soja, deve ser realizada após o estádio de R7.2;
  • Momento da colheita: é importante que você relembre que a colheita precoce pode resultar em perda de rendimento, enquanto a colheita tardia pode levar a perdas por deiscência de vagens. Monitore, então, o teor de umidade dos grãos e a maturidade da planta para que você entenda qual é o momento ideal;
  • Manutenção das máquinas: é preciso que você mantenha as máquinas de colheita em boas condições de funcionamento. A manutenção regular reduz o risco de paradas não programadas durante a colheita;
  • Regulagem das máquinas: você e sua equipe devem ajustar as colhedoras para as condições específicas da lavoura. A altura de corte, a velocidade e regulagem correta da colhedora otimizam a colheita e minimizam perdas;
  • Registro de dados: mantenha os registros detalhados da colheita, incluindo informações sobre as áreas colhidas, rendimento por hectare, condições climáticas e outras observações relevantes, pois isso auxilia no planejamento da próxima safra.

Armazenamento e comercialização

Chegamos ao final desse conteúdo sobre manejo da soja e, neste último tópico, reforçamos a importância da sua atenção nesta etapa. 

O armazenamento e a comercialização da soja podem ter um impacto significativo nos lucros dos agricultores e na qualidade dos produtos. 

Portanto, é importante que você e a sua equipe se atentem a estes pontos:

  • Mantenha os grãos de soja em um nível de umidade adequado para evitar a germinação e o crescimento de fungos. A temperatura também deve ser monitorada para evitar o superaquecimento;
  • Use sistemas adequados de ventilação para garantir a circulação de ar nos silos ou armazéns. Isso ajuda a controlar a temperatura e a umidade;
  • Implemente medidas de controle de pragas, como o uso de inseticidas apropriados para evitar danos aos grãos durante o armazenamento.

Por fim, planeje o momento da venda com base nas condições de mercado, nas necessidades financeiras da fazenda e no momento da colheita.

Além disso, explore a possibilidade de usar contratos futuros para proteger o preço da soja e reduzir o risco de flutuações no mercado. Em complemento, Marcos indica que a colheita não termina dentro da porteira, portanto, considere diversificar sua estratégia de comercialização para reduzir a exposição aos riscos de mercado.

O manejo da soja envolve uma série de etapas e estratégias decisivas, mas com o conteúdo que compartilhamos com você, será mais fácil tomar decisões com base em informações sólidas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar