Regulagem de colhedora de grãos

 em Manejo Certo, Notícias

A colheita é uma das fases mais importantes de todo o ciclo produtivo da soja, pois é fundamental para a manutenção da produtividade obtida ao longo da safra, por isso a correta regulagem das colhedoras de grãos é primordial para a redução das perdas decorrentes do processo de colheita, principalmente as relacionadas ao mecanismo de corte e ao sistema de alimentação.

Além disso, a má regulagem do sistema de trilha, do sistema de separação e do sistema limpeza de grãos podem causar perdas consideráveis no processo de colheita.

Todas as colhedoras de grãos são divididas em cinco sistemas distintos: sistema de corte e alimentação, sistema de trilha e retrilha, sistema de separação de grãos e palhas, sistema de limpeza e o sistema de armazenamento dos grãos.

Mecanismo de Corte e Alimentação

É o primeiro que entra em contato com o material que está sendo colhido e é composto pelo molinete, pela barra de corte, pelo caracol (sem-fim), ou pela esteira draper e pelo elevador de palhas.

De acordo com o professor e doutor Walter Boller, da Universidade de Passo Fundo (RS) e Bock (2020), a cultura da soja é mais sensível à debulha e à má regulagem do mecanismo de corte e alimentação, fatores que podem provocar até 80% de toda a perda decorrente do processo de colheita. 

O molinete, componente do sistema de corte e alimentação, apresenta quatro regulagens específicas: altura, posição horizontal, angulação dos dedos e velocidade. A velocidade da colhedora é um dos fatores que mais influencia nessas perdas.

Estudos da EMBRAPA mostram que quanto maior a velocidade da colhedora, maiores serão as perdas no processo de colheita. Essas perdas ficam em níveis aceitáveis quando a velocidade de deslocamento fica na faixa de 4,5 a 5,5 km h-1.

A barra de corte também apresenta regulagens específicas. A altura de corte depende exclusivamente da cultura que será colhida.

Leia mais: Alcance o potencial máximo na sua safra de soja.

Na cultura da soja, a plataforma deve trabalhar rente ao solo para colher todas as vagens da planta, evitando sobras de vagens não colhidas na lavoura. Nessa regulagem é sempre importante realizar as devidas aferições nos sensores da flutuação da plataforma para que ela copie o solo de forma correta, realizando um perfeito corte das plantas de soja.

Barra de Corte e Componentes

A barra de corte e seus componentes devem estar em perfeito estado de conservação, pois facas cegas e dedos das contra navalhas, quando mal regulados, diminuem a ação de corte e aumentam a vibração das plantas, resultando em debulha antecipada das vagens e fazendo com que os grãos caiam fora da plataforma. 

O caracol, ou sem-fim, deve ter sua altura ajustada de maneira que permita a passagem das vagens da cultura da soja sem que ocorra a debulha, evitando, assim, desperdícios de grãos.

A velocidade de trabalho deve ser baixa nessa colheita, pois a soja apresenta fácil debulha e, quanto maior a velocidade do caracol, maior será a debulha das vagens.

Visando minimizar essa perda na plataforma, as empresas desenvolvedoras de máquinas agrícolas criaram a plataforma Draper, que traz inúmeras vantagens ao produtor, como uma menor perda de grãos, uniformidade de alimentação da máquina, maior flexibilidade do sistema, fatores que permitem copiar melhor o solo, dando mais agilidade e diminuindo o consumo de combustível.

Sistema de Limpeza das Colhedoras

É composto por um sistema nomeado de Bandeja de Alimentação que realiza a distribuição dos grãos pela peneira superior, peneira inferior, pela retrilha, conhecida também como extensão da peneira superior, pelo ventilador e pelos defletores. 

As perdas nesse sistema de limpeza são resultados da má separação dos grãos da palha, causada principalmente pela má regulagem das peneiras e do ventilador com velocidade e fluxo de ar incorretos. 

A correta regulagem do sistema de limpeza é de suma importância para a redução das perdas no momento de colheita da cultura da soja. A peneira deve ser selecionada e regulada de acordo com o grão que será colhido, podendo ser do tipo escamas ou de furos.

Regulagem da Peneira

De acordo com o professor e doutor Walter Boller, da Universidade de Passo Fundo (RS), a regulagem da peneira inferior deve ser realizada no momento da colheita, com a peneira totalmente fechada, depositando uma amostra dos grãos que estão sendo colhidos em cima da peneira superior.

Além disso, deve-se realizar a abertura das peneiras até que os grãos passem por elas e, ao passarem, recomenda-se aumentar a abertura (50% maior do que a peneira inferior) em uma ou duas posições.

O sistema de retrilha está diretamente ligado ao sistema de limpeza.

Caso o operador queira saber qual material está sendo deslocado pelo elevador durante a colheita, ele deve parar a máquina, desligar o motor, a plataforma e a trilha para, então, conferir o material que está fluindo pelo elevador.

Caso ocorra excesso de grãos livres, deve ser realizada a regulagem das peneiras aumentando a abertura da peneira inferior ou reduzindo a abertura da peneira superior. Se for encontrado excesso de material não trilhado, o operador deve aumentar a rotação do rotor ou fechar um pouco a abertura do côncavo. 

Na unidade de trilha, o que causa perdas consideráveis dos grãos é o desgaste excessivo das peças móveis do cilindro ou do rotor. Para evitar que isso aconteça, é preciso prestar atenção ao desgaste excessivo das gengivas, procedendo com a troca das peças.

As peneiras devem trabalhar de forma alinhada e sem folgas, os mancais do complexo de trilha e separação de grãos não devem apresentar folga e devem ser periodicamente verificados e engraxados no decorrer da colheita.

Estar sempre atento aos detalhes faz total diferença no momento da colheita. Para evitar perdas, é recomendado realizar a manutenção preventiva, trocar as peças que estejam com vida útil ultrapassada, efetuar a melhor regulagem da colhedora e, é claro, sempre colher na velocidade ideal. 

As perdas que ocorrem durante o processo de colheita vão afetar diretamente o lucro da lavoura de soja, ou seja, todos os cuidados realizados durante o plantio, manejo e condução da cultura podem ser perdidos se não tivermos um cuidado primordial com a operação de colheita.

 

REFERÊNCIAS

BOCK, Rômulo et al. Perdas na colheita mecanizada da soja em função da velocidade de deslocamento e índice de molinete/Losses in mechanized harvesting of soybean as a function of the speed of displacement and index of reel. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 34707-34724, 2020.
BOLLER, Walter. Colheitadeira. A granja. Porto Alegre, 783 ed.  2014. Disponível em: https://edcentaurus.com.br/agranja/edicao/783/materia/5870.
LEMOS, Filipi José Arantes. MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA: colheitadeiras axiais e radiais. 2018.
MAFINI, Humberto. Danos mecânicos em sementes de soja causados por diferentes mecanismos de colheita. Ijuí-RS, 2016.
MARCONDES, Maria Celeste; MIGLIORANZA, Edison; FONSECA, Inês Cristina Batista de. Danos mecânicos e qualidade fisiológica de semente de soja colhida pelo sistema convencional e axial. Revista Brasileira de Sementes, v. 27, n. 2, p. 125-129, 2005.
MARQUEZ, Luiz. Debulha e separação através de rotor de fluxo axial nas colhedoras de grãos. Agri World, ano 7, n. 23, p. 32-42, 2016.
NESPOLO, Gustavo Pezzini et al. Qualidade fisiológica de sementes de soja em função da colheita mecânica com sistema de trilha radial e axial. Campo Digital, v. 14, n. 1, 2019.
PINHEIRO, Plinio Pacheco. Opções para colher bem. Cultivar máquinas, ano 12, nº 141, p. 8-13, jun. 2014.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar