Alcance o Potencial Máximo na sua Safra: conheça a sua propriedade e faça a escolha certa da cultivar

O sucesso na agricultura vai além de simplesmente seguir o que funciona para os outros. Cada propriedade agrícola possui suas particularidades e desafios específicos. Para obter o máximo rendimento e produtividade, é crucial conhecer a fundo a sua própria lavoura e fazer a escolha da cultivar de máximo potencial.

Adotando o posicionamento correto, é possível alcançar um ganho de rendimento de até 15%. Portanto, é essencial que os produtores tenham conhecimento sobre o ambiente de cultivo em que estão inseridos e possam selecionar a melhor variedade de plantas de acordo com suas necessidades.

Cada propriedade agrícola é única, e o que pode ser eficaz para um agricultor vizinho pode não ser necessariamente adequado para a sua própria propriedade.

Alguns fatores são fundamentais para determinar a cultivar ideal que irá prosperar nas condições específicas da sua propriedade. Ao avaliá-los, os produtores podem adaptar suas escolhas de cultivares com base nas características únicas do seu talhão. Dessa forma, eles podem maximizar o potencial de rendimento, garantindo que as variedades selecionadas estejam perfeitamente adaptadas às necessidades e desafios enfrentados em sua própria propriedade.

Para isso, é crucial considerar cuidadosamente três fatores principais ao compreender o ambiente de cultivo em uma lavoura.

1. Altitude e latitude

Essas características exercem uma grande influência na temperatura e, consequentemente, no desenvolvimento das diferentes variedades no campo. Em áreas de maior altitude e latitude, observa-se um ciclo de crescimento mais longo, maior desenvolvimento vegetativo e até mesmo uma maior área foliar. No entanto, em áreas de menor altitude e latitude, ocorre o oposto.

2. Solo

É recomendável que os produtores avaliem os níveis de fertilidade do solo de cada talhão e os relacionem com o histórico de produtividade de cada um, a fim de mapear os ambientes de alta e baixa produtividade dentro de sua propriedade. Isso permitirá a escolha da variedade ideal para cada área.

Embora tenham ocorrido avanços significativos nos níveis de fertilidade do solo, é importante observar que a compactação do solo tem se tornado um problema limitante para a produtividade em muitas regiões. Portanto, a adoção de técnicas de manejo que evitem a compactação é fundamental para garantir a produtividade

3. Escolha da cultivar e sistema de produção

A escolha da variedade de plantas deve estar associada ao sistema de produção adotado pelo produtor. É recomendado buscar variedades com um ciclo que esteja de acordo com as suas estratégias de manejo, como por exemplo, a rotação de culturas que é desenvolvida na propriedade.

Entenda qual a importância da cultivar correta no seu sistema de produção.

O objetivo de um sistema de produção é otimizar a eficiência, produtividade e sustentabilidade do processo produtivo, garantindo a melhor performance. Nem sempre a melhor variedade para a região será a melhor escolha para sua lavoura.

A DONMARIO oferece apoio aos produtores para ajudá-los a tomar decisões informadas e escolher as melhores variedades de plantas para suas propriedades. Através de uma extensa rede de ensaios que considera as características ambientais específicas de cada local, buscamos auxiliar no correto posicionamento das variedades.

Quer conhecer as cultivares que fazem parte do nosso portfólio? Baixe agora mesmo nosso catálogo de produtos e descubra as variedades ideais para o seu ambiente de cultivo.

Clique aqui e faça o download.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Nematoides da Soja