Importância da qualidade da semente no cultivo da soja

As sementes possuem propriedades genéticas, físicas, fisiológicas e sanitárias. Esses fatores determinam o desempenho da semente no campo e contribuem para a alta produtividade. Para que a semente de soja seja considerada de qualidade, ela deve apresentar alta vitalidade, capacidade de germinação, boa sanidade, além de pureza física e genética. A pureza genética é importante para expressar características agronômicas da cultivar, como ciclo, produtividade e resistência à doenças.

Alguns fatores podem comprometer a qualidade fisiológica da semente de soja causando a sua deterioração, como danos provocados por pragas, danos por umidade e danos mecânicos.

A umidade excessiva resulta em rugas no tegumento da semente, enquanto pragas como os percevejos causam necroses nos tecidos. Além disso, os danos mecânicos têm um impacto significativo na qualidade das sementes, afetando sua germinação e emergência de plântulas. Por isso, é muito importante garantir a integridade física das sementes, pois ela desempenha um papel fundamental na obtenção de altos níveis de produtividade.

Qualidade sanitária

A qualidade sanitária da semente de soja é crucial, pois ela afeta diretamente a qualidade fisiológica e a sanidade da lavoura. Sementes de baixa qualidade podem disseminar patógenos para áreas livres de doenças. Exemplos incluem reintrodução de doenças banidas no Brasil devido a sementes piratas e introdução de novas doenças. Fungos fitopatogênicos e de armazenamento, por exemplo, podem reduzir o vigor e a germinação.

Isso ressalta a relevância da utilização de sementes certificadas em contraste com sementes de origem desconhecida ou que não passaram por um processo adequado de melhoramento.

Desempenho no campo

O uso de sementes de alta qualidade é fundamental para um bom desempenho no campo. Plantas vigorosas e bem desenvolvidas emergem dessas sementes e são capazes de se estabelecer e crescer rapidamente em diferentes condições. Lavouras originadas com sementes de alta qualidade também são mais resilientes em condições de estresse, como seca ou baixa temperatura do solo. Em contraste, sementes sem qualidade produzem mudas fracas que não competem bem no campo.

A densidade certa da semeadura, juntamente com o tratamento adequado da semente, é importante para obter uma população de plantas bem distribuída e evitar problemas como acamamento e competição com plantas daninhas. O uso de sementes de alta qualidade e o tratamento correto reduz o risco de ressemeadura, o que prejudica a rentabilidade do negócio. Estudos mostram que sementes de alta qualidade resultam em maiores rendimentos de grãos. Portanto, a escolha estratégica de sementes de alta qualidade e que seguem as regulamentações corretamente é fundamental para garantir o estabelecimento e a produtividade da cultura da soja.

Leia mais: Escolha a cultivar de máximo potencial produtivo para seu campo.

Vigor de sementes e sua avaliação

O vigor é um fator amplamente avaliado e valorizado na agricultura, especialmente na cultura da soja. O desenvolvimento de plantas saudáveis e produtivas depende muito do vigor das suas sementes. Ele está diretamente relacionado às propriedades das sementes que influenciam na rapidez e uniformidade da emergência das plântulas, bem como seu desempenho em diferentes condições ambientais.

Existem diferentes testes utilizados para avaliar o vigor das sementes de soja. O teste de tetrazólio é um método comum que classifica esse aspecto nos lotes de sementes e fornece informações sobre sua viabilidade. Ele se baseia na atividade de enzimas que indicam a respiração celular e a saúde dos tecidos da semente. O teste de envelhecimento acelerado também é amplamente utilizado para avaliar o potencial de armazenamento das sementes. Ele simula o envelhecimento natural das sementes em condições de alta temperatura e umidade, fornecendo informações sobre sua longevidade.

Além desses testes, há outras abordagens para determinar o vigor das sementes de soja, como o teste de condutividade elétrica, que avalia a integridade das membranas celulares, e os testes de germinação que medem a atividade metabólica e o desenvolvimento das plântulas.

Na hora de escolher as sementes para a safra, conte com o melhoramento genético.

Diante da importância da qualidade das sementes de soja na produção da cultura, a DONMARIO investe continuamente em tecnologia e melhoramento genético para atender às diferentes necessidades dos produtores. Com soluções desenvolvidas estrategicamente que levam em consideração a pureza genética, a capacidade de germinação, a sanidade e a integridade física, buscamos potencializar o desempenho das sementes no campo para alcançar altos níveis de produtividade.

Conheça o nosso portfólio de produtos e saiba mais sobre as nossas cultivares.
Clique aqui e faça download do nosso catálogo.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Cultivar de soja ideal para o seu campo.