Safrinha e sua força na produção de milho no Brasil

“Safrinha” é o termo utilizado para se referir à segunda safra de milho do ano. Dependendo da região do Brasil, o plantio geralmente ocorre entre os meses de janeiro e março, com colheita de junho a agosto. Ou seja, é um período estratégico e permite aproveitar as últimas chuvas do período chuvoso, garantindo resultados satisfatórios na colheita. 

Essa prática agrícola começou no Brasil, em meados da década de 1970, aproveitando o período de inverno. Anteriormente, vista como um risco, se estabeleceu como uma parte fundamental do calendário agrícola brasileiro. Hoje, com avanços tecnológicos, como os híbridos da DONMARIO, desenvolvidos exclusivamente para esse período, é uma das práticas agrícolas inovadoras no país.

Safrinha 2023: estimativas e resultados

A expectativa é que consigamos, ao final das três safras deste ano, chegar a 14,9% a mais do que foi cultivado em 2021/22. Dessa forma, com uma produção total anual calculada em aproximadamente 130 milhões de toneladas de milho para abastecer o mercado nacional e o internacional.

Assim, pensando exclusivamente na safrinha de 2023, segundo dados da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de milho pode chegar a um volume de 100,2 milhões de toneladas, no período analisado.

 Expectativa e mercado

É esperado que o Brasil eleve a quantidade de milho exportado neste ano, ultrapassando os Estados Unidos (EUA) e tornando-se o maior exportador mundial de milho. Então, estima-se que 50 milhões de toneladas deste grão serão exportadas, representando uma fatia significativa para a economia nacional.

Desse modo, as previsões para o mercado interno também são animadoras. Elas mostram que haverá um aumento de 27,6% no abastecimento interno, totalizando mais de 10,3 milhões de toneladas ao final deste ano-safra.

Oportunidade de negócio 

Em síntese, entendemos que a safrinha de milho saiu totalmente da sua condição de proteção do solo e rotatividade de culturas. Ela vem para somar força na produção de milho nacional, gerando emprego, rentabilidade e lucro no setor que movimenta o nosso país.

Para se preparar para a próxima safrinha de milho, com híbridos de alta performance e impulsionar seus resultados, conheça a genética da DONMARIO, clicando aqui e fazendo o download do nosso catálogo.

 

Dados obtidos do 11º levantamento do Boletim Da Safra De Grãos 2022/23 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC).

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar