DONMARIO recebe mulheres do agro para troca de experiências
No início de novembro, mais de 20 produtoras rurais e formadoras de opinião do Paraná e São Paulo reuniram-se com a equipe da DONMARIO Sementes, na unidade de Cambé/PR, para um intercâmbio de informações. O público compõe o projeto work like a girl criado pela empresa Belagrícola e busca ampliar o conhecimento, especialização e a participação feminina no cenário agro. A iniciativa conta com o incentivo de empresas agrícolas que ajudam na propagação do projeto.
Após conhecerem a história e o posicionamento da marca DONMARIO Sementes no Brasil, o grupo visitou as instalações do laboratório de Sanidade e a Casa de Vegetação. Os assuntos mais debatidos entre as produtoras foram o programa de melhoramento e a seleção e cultivares. “Eventos como esse idealizados pela DONMARIO Sementes, que são extremamente técnicos e de cunho profissional, vêm para somar e concretizar o que o work like a girl sempre propaga, ou seja, as mulheres são mais que qualificadas para atuar o agronegócio”, descreveu Fernanda Dourado, agrônoma e uma das idealizadoras do projeto.
Segundo Fernanda Dourado, houve uma profissionalização das mulheres no âmbito do agronegócio e por isso, a presença feminina em funções que antes eram realizadas apenas por homens está em forte ascensão. “Antigamente, tínhamos mulheres envolvidas em atividades rurais, porém mais na área administrativa, na gestão do negócio. Hoje, nós fazemos parte da rotina do campo, seja plantando, comercializando e fazendo negociações. As empresas estão acompanhando e investindo nesse movimento”, afirmou. Neucimara Ribeiro, gerente de Sanidade da GDM (Grupo DONMARIO), também compartilha da mesma visão. Ressaltou ainda que desde a última década, o número de mulheres presentes no mundo agro vem aumentando consideravelmente. “Temos a presença feminina na pesquisa, mestrado, doutorado na área da agronomia. É um número muito grande e superior ao dos homens. A mulher já está presente não só na pesquisa, mas na extensão rural, no comercial. O poder feminino já está no agro”.
Fernanda Dourado destacou que a DONMARIO Sementes é uma das marcas que proporciona a abertura para a participação da mulher nas atividades do campo. “A DONMARIO Sementes busca estar mais perto da produtora rural e promover essa integração de conhecimento. Assim, enxergamos a marca como parceira que estará conosco em todos os momentos, desde o plantio até a colheita”, ressaltou.
São ações colaborativas como essas que contribuem para a valorização e fortalecimento feminino no cenário agro. “Quando as empresas são parcerias, como o caso da DONMARIO Sementes, e têm ideias tão similares às nossas, além de nos motivar, impulsionam a nossa vontade de continuar os projetos, pois sabemos que estamos no caminho certo”, destacou Fernanda Dourado.
“Essa foi uma primeira e importante ação da DONMARIO com um público 100% feminino. As mulheres estão ganhando cada vez mais destaque no mundo do agronegócio e nós da DONMARIO Sementes valorizamos esse movimento e acreditamos na importância dessas interações”, finalizou Natalia Manzatto, gerente da marca DONMARIO Sementes.